Caminhando e Cantando

Bom dia!

Completando As Cantigas, publicação feita no blog da @polineura, trago aqui um pouco de como trabalhei essas letras que escrevi, sempre tendo em mente um universo que venho criando há mais de 8 anos. Como brinquei um dia desses, estou para nomear este universo (desesperado por um nome) de “O Universo dos 8 anos”.

Bem, este universo é povoado por humanos, Elevados e Entidades. Elevados são humanos tocados por Entidades e transformados em algo diferente. Dentre eles temos os Órfãos, os Puritanos, os Peregrinos, os Filhos da Luz, os Sombrios e os Temporais. Outra organização importante é a dos Observadores, mas estes são humanos.

Enfim, coloquei um deles na cabeça e saí escrevendo… o resultado foram várias letras “de música”(cof, cof) que, como é dito no blog da Polineusa, não tem nada de profissional e nem está bem escrito. Posteriormente posso trabalhar com um amigo músico para realmente transformá-las em algo cantável e escutável, mas por enquanto, a função delas é me colocar a pensar, me ensinar a ser breve e ir direto ao ponto. Se elas estivessem em português eu estaria também trabalhando com vocabulário. Isso virá depois.

E abaixo eu colocarei os links das músicas de acordo com os grupos com sobre os quais elas falam:

Filhos da Luz (1) – essa foi escrita a partir do conto A Mão de Deus.

Filhos da Luz (2) – também escrita baseada no mesmo conto acima.

Órfãos

Puritanos

Peregrinos

Temporais

Observadores

Reforçando: eu não sou compositor e nem domino o idioma inglês. Então não venham esperando composições dignas de grammys. LOL! (Seria GRAMMIES? Y após consoante vira IES no plural, não? Ou conta como um “nome próprio”?)

E como fiz para chegar nessas letras? Primeiramente eu ouvi várias músicas de que gosto. Tentei seguir melodias similares. Brinquei com letras existentes mudando apenas algumas frases… e assim fui até criar coragem e perder a vergonha para fazer algo eu mesmo, do começo ao fim.

No final das contas, acho que tá tudo muito na melodia e no interprete para que o produto final fique legal. Já ouvi muitas músicas sem conteúdo algum que eram muito estimulantes e legais de se ouvir, assim como conheço muitas outras com muito o que dizer e que não tenho o menor interesse de escutar por não me agradarem.

Peguemos como exemplo uma música como  You Take my Breath Away, da Sarah Brightman…

“You Take My Breath Away”

Dil-getta gia-hee, ap mari, jaan lehe giyahee

We saw the holy men come in from Sanchi
We touched their souls and heard the Martyrs crying
Among the fields of red we took the strange brew
The windless sky diwali moon were calling to me
The deeper I go, the higher I fly with you

Ooho you, You Take My Breath Away
Ooho You. . .

Sua letra é curtíssima e tem boa parte a simples repetição do título. Mas “AI” de quem disser que essa música não é bonita! (:o/) rs.

Ou a música So Close, do Evanescence.

“So Close”
I’ve spent so much time
Throwing rocks at your window
That I never even knocked on the front door
I walk by statues never even made one chip
But if I could leave a mark
On the monument of the heart
I just might lay myself down
For a little more than I had
The last day
The last day
The last day
Wait a time to spare these lies
We tell ourselves
These days have come and gone
But this time is sweeter than honey

Bem, acho que o recado está dado. Não vou me esticar por não ser professor de música. Caso contrário eu poderia até dar algumas dicas, mas ainda estou procurando algumas para mim mesmo.

É isso!

Vou já já tentar escrever umas em português… Será se eu juntar um monte de nomes de doces e balas numa letra… dá certo?

😛

Deixe um comentário

