Dando uma cara pro cara

Bomdião!

Como foi nosso fim de semana? Criativo!?

Tou aqui no trabalho… primeiro dia de aula pros nossos alunos. A manhã foi calma, mas normalmente esta época do ano nos traz muitas preocupações. Como lidamos com alunos dos 5 aos 99 anos, temos muito a quem agradar… e das mais variadas formas possíveis. É ser criativo dia e noite!

Bem, estou fazendo essa postagem tão somente para dar uma dica. Acho-a bobinha, mas bastante poderosa. É quanto à criação de personagens.

Eu crio personagens, normalmente, num segundo estágio da criação da história. Comigo é raro acontecer o nascimento de um personagem antes do mundo no qual estou trabalhando. Não é impossível, mas é raro. Mas até terem um nome, eles não passam de silhuetas.

bigstockphoto

E como eu crio essas pessoas? Em que/quem eu me baseio para essas criações?

1. em amigos

2. conhecidos

3. desconhecidos

4. personagens históricas

5. personagens fictícias

Se eu não tenho idéias, vou numa pasta pessoal onde guardo centenas de fotos de desconhecidos e escolho uma. A partir daí vou analisando aquela pessoa, deduzindo personalidade, comportamento e então a personagem vai se formando aos poucos em minha mente. Depois disso, no decorrer do processo de escrita, tenho sempre à mão aquela imagem (normalmente impressa) para me facilitar na criação. Como sou uma pessoa imagética, estou sempre me apoiando em imagens, mais do que em palavras.

A tal pasta é uma ótima dica. Vasculhe a internet por imagens de pessoas comuns, estranhas, bizarras, novas, velhas, deficientes, atletas, doentes, sãs, negras, albinas, enfim… de toda raça, credo, nação, orientação sexual e muitos etc. Obviamente serão fotos pessoais, mas o interesse aqui não é o de utilizá-las nos livros/contos/sites/etc. Eles servirão apenas de inspiração. Assim, suas criações passarão a ter uma cara de verdade.

Para auxiliar a parte visual, quando estou sem idéias para a personalidade da pessoa, atribuo um signo do zodíaco e leio como seria uma pessoa dele. Isso facilita demais!

É isso, pessoal! Espero que seja uma dica útil para vocês.

E se você faz diferente, como faz?!

Até a próxima!

Abraços

C.R.Gondim

[atualizado] E para completar a dica, indico o How to Create Unforgettable Characters, da Linda Seger. Esse livro traz muitas dicas com exemplos e é bem didático no que se propõe. Vale a pena!

Deixe um comentário

