Criatividade é…

Olá, boa tarde!

Como estão hoje? Criativos? Pois é! Há alguns dias que eu não consigo escrever e sempre me vem à mente o tal do “writer’s block” tão comentado por aí. Será que é isso mesmo?

Digo logo que não exatamente… quero dizer, não é por falta de material, mas por falta de como encaixar o material que tenho. Hm, logo, acho que deu no mesmo.

Eu sou do tipo que concordo com a idéia de que a criatividade é como um músculo, que deve ser exercitada sempre. Muitos ainda acham que é uma iluminação divina que lhes atinge a moleira de quando em quando. Para esses, meus pêsames. Sua criatividade ira morrer logo, logo.

Criatividade é… bem, vou colocar aqui dois vídeos que encontrei e achei, quase em sua totalidade, bem interessantes. Apenas relevemos a mulher defecando, rs.

Vou colocar aqui a lista das 29 maneiras de se manter criativo do segundo vídeo e irei me analisar.

1. Faça listas – Eu faço muitas. Sempre!
2. Leve um caderno para onde for – Não tenho sempre um caderno, mas o celular supre essa falta.
3. Tente a escrita livre – Estou em falta com essa dica.
4. Afaste-se do computador – Só posso rir com essa. É quase impossível eu conseguir.
5. Pare de se martirizar – Boa dica. Tenho de parar com isso.
6. Faça pausas – Faço sempre.
7. Cante no banheiro – parei depois que me mudei. Acho que ainda estou encabulado com a nova vizinhança.
8. Beba café – Bebo vez ou outra, mas prefiro chá.
9. Ouça músicas diferentes – estou sempre em busca de novas coisas.
10. Seja aberto – Eu acredito ser.
11. Esteja sempre cercado de pessoas criativas – É difícil, mas creio que a maioria dos que conheço são.
12. Receba feedback – É uma das coisas mais difíceis que já vi na vida.
13. Colabore – Eu tento, mas nem sempre depende de mim.
14. Não desista – Fácil falar, difícil não fazer.
15. Pratique – Sempre!
16. Permita-se cometer erros – Eles vêm mesmo que eu não os queira, rs.
17. Vá a lugares novos – Eu tento.
18. Conte suas bençãos – Juro que não entendi.
19. Descanse bastante – Tá sempre na lista, nem sempre consigo.
20. Arrisque-se – Sou covarde.
21. Quebre regras – Não é tão comum quanto gostaria, mas minha natureza “do contra” me faz quebrar muitas delas.
22. Não force – Paradoxo… Não force X Não desista. Quando sei qual é qual?
23. Leia uma página do dicionário – Vish! Reprovei no teste já?
24. Crie uma estrutura de trabalho – Eu tento, mas não costumo me fixar numa forma de fazer as coisas.
25. Não tente ser perfeito para os outros – Fiquei confuso!
26. Teve uma idéia? Escreva-a – Sempre!! Escrevo, gravo, desenho, faço o que for para não deixar a idéia escapar.
27. Limpe seu local de trabalho – Agora sim, reprovei!
28. Divirta-se! – Ter idéias me diverte… executá-las, nem sempre.
29. Termine algo – A coisa mais difícil para mim.

OK! De 29 consegui estar condizente em 44,82% das dicas. Acho que estou num bom caminho.

“E o que é criatividade?”, você me perguntaria.

E eu diria – É a habilidade de se usar o próprio conhecimento na solução de problemas.

Simples assim? Na verdade não, mas de uma forma bem geral, é isso aí.

Primeiro, não há criatividade se não há um problema a ser solucionado. Acho que uma aula que tive da cadeira de Criação, na faculdade de Publicidade e Propaganda, ilustra bem isso. A professora nos entregou uma folha de papel e disse apenas “façam algo bem criativo”. Alguém fez algo? “Mas fazer o que!?”. Entenderam?

A partir do momento em que ela disse “eu quero uma forma de apresentar uma foto”, todos se colocaram a resolver o problema dado.

Então, às vezes não é que não haja um problema. Talvez você apenas não saiba qual foi a pergunta que gerou aquela solução criativa.

Mas e você!? Como você vê e trata sua criatividade?

Be well! Be Creative!

Fui-me!

Ps: quando eu descobrir se meu problema de writer’s block é criativo ou não, eu aviso, rs!

2 pensamentos sobre “Criatividade é…

Deixe um comentário

