Como você escreve?

Quais suas preocupações quando se propõe a escrever um livro, um conto, uma poesia, um recado num guardanapo?

Você gosta de se planejar? Você gosta de estrutura? Você se importa com organização?

Eu confesso que, por causa de minha péssima memória (engraçado, sempre achei que ela fosse boa), de minha enorme desorganização e facilidade de perder o fio da meada, eu acabei por me importar muito com a organização do que escrevo.

Por causa disso eu tento aprender sobre estrutura e para lidar com estrutura, sou obrigado a planejar.

E de que estrutura eu estou falando? Qualquer uma, existente ou não. Pode ser simplesmente uma onde você divide um conto em 3 partes: COMEÇO, MEIO e FIM. Pra mim isso já é uma estrutura e, se você se dá bem com ela, fantástico!

Eu já preciso de algo mais. Por este motivo venho buscando e testando vários. Inicialmente testei o programa Dramatica Pro. Caríssimo, I may add, mas ele me ensinou muita coisa. A teoria na qual ele se baseia é capaz de ajudar a estruturar plots bem simples bem como as mais complexas. E tenha certeza: ele complica pra caramba!!

Outra tentativa foi o programa Contour. Bem mais simples que o Dramatica e muito mais barato. A teoria utilizada é outra e, embora mais simplista, não deixa nada a desejar. Ele pode complicar um pouco em alguns pontos, mas no geral, acaba sendo bem leve e divertido de usar.

Entendam que nenhum desses dois programas são editores de texto ou cérebros postiços que criarão a estória por você. Ele apenas se vale de sua teoria para nos fazer as perguntas certas nos momentos certos e, assim, vamos criando uma boa estrutura seguindo um passo a passo bem simples.

“Ah, então todas as estórias ficam iguais?”

Não tem como! A não ser que você realmente se esforce. E tem mais! Ninguém disse que você tem de seguir tudo à risca. Eles ajudam a estruturar a estória e, no caminho, te ensinam um pouco de suas teorias que, posteriormente, podem ser utilizadas mesmo sem usarmos os programas.

Mas, se por falta de dinheiro ou de interesse nos aplicativos, ainda nos sobra a boa e velha Jornada do Herói. E o que é isso? Bem, um dia um senhor que se garante (opinião) estudou sonhos, mitos e lendas do mundo todo e chegou à conclusão de que todos seguiam passos semelhantes e, por isso, concluiu que, mesmo inconscientemente, seguimos os tais passos dessa jornada.

“Ah, então nem precisamos ler nada sobre ela?”

Escolha sua! Eu acho que o conhecimento nunca é demais. E, depois de tê-lo, é seu para fazer com ele o que quiser. Usá-lo ou não!

Essa jornada é conhecida também como Monomito e possui 12 estágios.

Aqui tem um PDF (do Albert Paul Dahoui) bem explicado, embora dê diferentes nomes a alguns estágios. Ignore a chatisse do autor em tentar vender seu livro “O Sucesso de Escrever” e o que sobra é uma forma bem fácil de se definir cada passo.

Quem se interessar pela obra completa, é no “Herói de mil faces” (de Joseph Campbell) que irá encontrar o que procura. (Submarino / Cultura)

No final, não importa como você escreve, o que importa é começar e terminar. Com a prática, vem a perfeição e esta, depende muito do gosto e visão de cada um.

Mas voltando à pergunta inicial… Como você escreve?

Abraços e durmam bem!

C.R.Gondim

Ps: visitem também a página da Joseph Campbell Foundation. É bem interessante.

[ATUALIZADO] – Encontrei uma interessante crítica comparando o Contour e o Dramatica Pro. É bem parecido com o que penso, mas acabo achando ambos úteis de uma forma ou de outra. Coincidentemente, o blog está também no WordPress e com o mesmo layout que uso, rs. Tameri Blog: Readers and Writers (inglês)

Um pensamento sobre “Como você escreve?

  1. Pingback: Mais uma estrutura | crgondim

Deixe um comentário