Escrita Cooperativa

Olá!

Outro dia eu estava atrás de um site bem bacana que nos permitia criar histórias cooperativamente com um grupo de sua escolha.

O primeiro a escrever escolhia o gênero, a ordem (aleatória ou não) entre os participantes, o quanto cada um deveria escrever, o tempo de espera e quando a história deveria parar. Caso um dos escritores demorasse demais, o jogo continuaria sem aquela sua contribuição.

O nome deste site era storysquared e eu o achava muito divertido, embora nunca tenha conseguido chegar ao fim de uma estória sequer por que a coisa sempre ficava complicada demais. Éramos todos agentes do caos, rs.

Bem, hoje peguei-me buscando novamente por algum vestígio deste site e, qual não fui minha surpresa quando deparei-me com vários outros similares.

Então, venho aqui indicá-los para, na verdade, fazer uma distribuição de trabalho. Eu não testei nenhum ainda, mas pretendo usar cada um para descobrir o que oferecem. Só de uma primeira olhada posso dizer que tenho meu favorito, mas não irei influenciar ninguém dessa forma.

Ah, vale ressaltar que muito provavelmente, a tribo dos Maori (a “maoria”) deve ser na língua inglesa. Se permitirem a escrita cooperativa em um grupo fechado, o idioma do site não impediria que o grupo escrevesse em português, mas se a cooperatividade for aberta para todos os usuários, não posso garantir que escrever em português não violasse os termos de adesão.

Então, aqui estão os links:

Novlet

One Million Monkeys Typing

Glypho (temporariamente fora do ar)

Protagonize

Storymash

MixedInk

É isso. Mexam bastante neles e voltem aqui pra nos dizer o que acharam, tecer comentários, críticas, o que for. Acho que ferramentas assim são ótimas para mantermos nossa criatividade sempre em alerta, sempre pronta para ter novos frutos.

Ou, se você é como eu e não pára de ter idéias, imagino que um desses sites sirva-lhe de válvula de escape.

Grande abraço

C.R.Gondim

Deixe um comentário

